- Diâmetro interno da borda
- Largura da borda
- Contorno da borda
- Beirada/aresta da borda
- Taça
Garganta- Backbore
- Shank (perna/haste)
Inner Rim Diameter - Diâmetro interno da taça:
Basicamente, um diâmetro mais largo possibilita aos lábios vibrar mais livremente. Também irá ajudar na produção de um tom/timbre maior, mas, se for muito largo, o tom/timbre (tone) vai ser muito aberto (sem foco). Em alguns instrumentistas, um diâmetro menor pode às vezes levar a um excesso de pressão no bocal em um esforço para fechar a abertura dos lábios. Excesso de pressão no bocal leva a uma resistência ineficiente. Sua escolha deve ser uma moderada/confortável para você.
Cup Depth - Profundidade da taça:
Basicamente, quando mais fundo é o cup (taça), mais escuro é o timbre. Uma taça mais rasa irá proporcionar um timbre mais brilhante. Para tocar no registro agudo, um bocal que é mais raso que a média/maioria (average) vai lhe dar o timbre e o suporte necessário/requeridos para tocar neste registro. Taças rasas (no extremo) irão fazer o timbre fino/ralo e irritável/recortado (thin/edgy). Sua escolha deve ser uma moderada/confortável para você.
Cup Volume - Volume da Taça: O bocal de sua escolha deve se adequar/ajustar ao estilo e som do gênero que você vai tocar. Usando múltiplos bocais para dif3erentes estilos, irá resultar em prática extra para cada bocal, para competir/cobrir (cope) com os tipos de articulação/dinâmica que você vai encontrar em cada estilo particular. Quando maior o volume da taça, mais cheio e alto vai ser o timbre (tone); quanto menor o volume da taça, mais suave e fino ele irá ser. Se você escolher um volume de taça que esteja em um dos extremos, o controle será comprometido. Sua escolha deve ser uma moderada/confortável para você.
Inner Rim Bite (Edge): Quanto mais afiado/agudo for a borda/beirada, mais aperto/firmeza (grip) é percebida. Uma borda mais curva (flatter or rounder), apresenta menos firmeza, porém, mais conforto é adquirido. A pressão do bocal é muito importante na escolha de um bocal, o que irá ajudar na performance. Sua escolha deve ser uma moderada/confortável para você.
Backbore - Furo:
O furo pode afetar o tom e muito. O diâmetro do furo também influencia o timbre e a resistência. Um furo mais estreito resulta em um aumento de resistência, tom/timbre mais brilhante, e facilita tocar em um registro mais agudo. Um furo mais largo diminui a resistencia e dá um tom/timbre mais escuro, além de facilitar tocar em um registro mais grave. Sua escolha deve ser uma moderada/confortável para você.
''U / ''V'' Shaped Cups - Taças em forma de U/V: A maioria das taças em formato de U possuem uma borda (shoulder) bastante acentuada/aguda (fairly sharp), o que resulta em uma facilidade de tocar, resistência (easy to play resistance), e um som brilhante bem definido. Taças em forma de V possuem uma barda mais arredondada, que dá menos resistência e um tom mais leve e escuro. Sua escolha deve ser uma moderada/confortável para você.
Throat Diameter - Diâmetro da Garganta: A "garganta" é a parte mais estreita do bocal. O diâmetro e o comprimento disto "setam" as restrições para para a resistência de tocar (playing resistance) (back pressure). Uma "garganta" estreita e longa dá um alto nível de resistência, o que resulta em uma resposta rápida e tom/timbre brilhante, e ajuda a tocar no registro agudo. Uma garganta larga e curta é melhor para o registro grave, e resulta em um maior volume, mas requer uma grande demanda de ar do instrumentista. Sua escolha deve ser uma moderada/confortável para você.
Sistema de numeração dos modelos: Muitas companhias têm o seu próprio método de numeração dos bocais com diferentes especificações de Rim/Cup/Throat.
O Schilke 12A4a pode ser definido como:
The "12" part of this mpc. is the inner cup diameter.
The "A" é o volume e o formato da taça;
The "4" is the rim contour.
The "a" é o back bore.
Nenhum comentário:
Postar um comentário