16 de fevereiro de 2010

Bocais – Parte 1

Primeira parte da tradução de uma página sobre bocais do Roddy. Esta informação também está presente na wikipedia.


  1. Diâmetro interno da borda
  2. Largura da borda
  3. Contorno da borda
  4. Beirada/aresta da borda
  5. Taça

  6. Garganta
  7. Backbore
  8. Shank (perna/haste)

Inner Rim Diameter - Diâmetro interno da taça:
Basicamente, um diâmetro mais largo possibilita aos lábios vibrar mais livremente. Também irá ajudar na produção de um tom/timbre maior, mas, se for muito largo, o tom/timbre (tone) vai ser muito aberto (sem foco). Em alguns instrumentistas, um diâmetro menor pode às vezes levar a um excesso de pressão no bocal em um esforço para fechar a abertura dos lábios. Excesso de pressão no bocal leva a uma resistência ineficiente. Sua escolha deve ser uma moderada/confortável para você.

Cup Depth - Profundidade da taça:
Basicamente, quando mais fundo é o cup (taça), mais escuro é o timbre. Uma taça mais rasa irá proporcionar um timbre mais brilhante. Para tocar no registro agudo, um bocal que é mais raso que a média/maioria (average) vai lhe dar o timbre e o suporte necessário/requeridos para tocar neste registro. Taças rasas (no extremo) irão fazer o timbre fino/ralo e irritável/recortado (thin/edgy). Sua escolha deve ser uma moderada/confortável para você.
Cup Volume - Volume da Taça: O bocal de sua escolha deve se adequar/ajustar ao estilo e som do gênero que você vai tocar. Usando múltiplos bocais para dif3erentes estilos, irá resultar em prática extra para cada bocal, para competir/cobrir (cope) com os tipos de articulação/dinâmica que você vai encontrar em cada estilo particular. Quando maior o volume da taça, mais cheio e alto vai ser o timbre (tone); quanto menor o volume da taça, mais suave e fino ele irá ser. Se você escolher um volume de taça que esteja em um dos extremos, o controle será comprometido. Sua escolha deve ser uma moderada/confortável para você.
Inner Rim Bite (Edge): Quanto mais afiado/agudo for a borda/beirada, mais aperto/firmeza (grip) é percebida. Uma borda mais curva (flatter or rounder), apresenta menos firmeza, porém, mais conforto é adquirido. A pressão do bocal é muito importante na escolha de um bocal, o que irá ajudar na performance. Sua escolha deve ser uma moderada/confortável para você.
Backbore - Furo:
O furo pode afetar o tom e muito. O diâmetro do furo também influencia o timbre e a resistência. Um furo mais estreito resulta em um aumento de resistência, tom/timbre mais brilhante, e facilita tocar em um registro mais agudo. Um furo mais largo diminui a resistencia e dá um tom/timbre mais escuro, além de facilitar tocar em um registro mais grave. Sua escolha deve ser uma moderada/confortável para você.
''U / ''V'' Shaped Cups - Taças em forma de U/V: A maioria das taças em formato de U possuem uma borda (shoulder) bastante acentuada/aguda (fairly sharp), o que resulta em uma facilidade de tocar, resistência (easy to play resistance), e um som brilhante bem definido. Taças em forma de V possuem uma barda mais arredondada, que dá menos resistência e um tom mais leve e escuro. Sua escolha deve ser uma moderada/confortável para você.
Throat Diameter - Diâmetro da Garganta: A "garganta" é a parte mais estreita do bocal. O diâmetro e o comprimento disto "setam" as restrições para para a resistência de tocar (playing resistance) (back pressure). Uma "garganta" estreita e longa dá um alto nível de resistência, o que resulta em uma resposta rápida e tom/timbre brilhante, e ajuda a tocar no registro agudo. Uma garganta larga e curta é melhor para o registro grave, e resulta em um maior volume, mas requer uma grande demanda de ar do instrumentista. Sua escolha deve ser uma moderada/confortável para você.
Sistema de numeração dos modelos: Muitas companhias têm o seu próprio método de numeração dos bocais com diferentes especificações de Rim/Cup/Throat.
O Schilke 12A4a pode ser definido como:
The "12" part of this mpc. is the inner cup diameter.
The "A" é o volume e o formato da taça;
The "4" is the rim contour.
The "a" é o back bore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis