18 de março de 2010

Mais Dicas

Mais dicas do Keith Fiala, traduzidas do Weekly Tips and Tricks For Trumpet. Prometo que qualquer hora trago algo que não seja do Keith ou do Pops. Mas como por enquanto o tempo tá curto (e, eles tem dicas muito valiosas), vou dar mais enfase a eles.

Dica #1 - Na última semana nós discutimos sobre quebrar coisas complicadas na sua forma mais simkples. Eu quero manter este memo caminho, mas definir o que relaxamento, energia do ar, focus, tensão no registro agudo, e velocidade do ar, realmente significam...

Relaxamento - Isto não quer dizer sentar no sofá, com os pés pra cima, e ficar comendo bombons. É definido como fazer uma respiração profunda e relaxada - começando a preencher o mais embaixo possível no seu torso, preenchendo até o ponto exatamente antes de seus ombros começarem a querer subir. Também conhecida como "respiração de corpo inteiro" (full body breath).

Energia do Ar - Isto é uma conjunção com a definição de relaxamento, mas sua força é guardada com o seu ar. Sem uma inspiração profunda o suficiente, você não tem força ou energia suficiente. Apoiando-se mais no seu ar, e NÃO 'beliscando' com seus lábios, você descobrirá uma nova força.

Foco - É gerenciado em torno da abertura dos lábios... tendo em mente que ela é o pequeno buraco pelol qual empurramos ar para dentro do instrumento. Muitas vezes nós perdemos o foco porque tendemos a 'puxar' nossos lábios quando tentamos tocar o registro agudo. Puxando/retraindo os lábios mais do que o necessário para criar o buzzing (como dizendo UMM), você irá criar mais problemas do que resolver. Como é isto? Quando nós dizemos "UMMM" nós estamos fazendo a abertura ficar longa. Se você faz o oposto e empurra os cantos da boca em direção ao centro do bocal, vai manter uma abertura "circular/redonda". Isto também previne que a pele qye realmente vibra tensione muito e saia. Pense no que faz quando tenta assoviar.

Tensão no Registro Agudo - Novamente, isto se refere aos seus lábios mais do qualquer outra coisa. Seguindo a definição ed "foco", você vai "curb" vários problemas. Muitos instrumentistas têm esta idéia de que a tensão é criada na garganta, cortando o fluxo de ar. A tensão ocorre por apertar os lábios... e não por alguém pondo as mãos ao redor do seu pescoço - ou uma corda - é difícil destacar os seus músculos da garganta para restringir o fluxo de ar tão dramaticamente! A tensão também pode aparecer em ombros levantados que irão afetar a sua respiração.

Velocidade do Ar - Velocidade do Ar é exatamente o que parece... ar rápido / ar lento. Mas COMO nós criamos ar rápido ou lento? Aqui é onde fica o delicado equilíbrio entre seus lábios e como você projeta o ar para fora.
'Segurando' a abertura dos lábios na mesma posição (pequena abertura), e empurrando mais forte o ar com os músculos mais largos de suas entranhas/pança (GUT), você cria um ar mais rápido. O maior problema para grande parte dos trompetistas é que, quando começam a empurrar, eles eventualmente deixam os lábios se separar, criando MAIS ar, e não ar mais rápido - OU 'belicam' a abertura, deixando-a muito fechada (dizendo UMMM) e cortam o fluxo de ar.

Para desacelerar o ar, podemos relaxar a abertura e permitir que ela abra um pouco mais, enquanto você recua empurrando o ar, isto cria o ar lento.

Dica #2
Lembre-se de que praticar requer paciência. Eu sou provavelmente o trompetista mais culpado que conheço, no quesito NÃO ser paciente ao praticar. Se não der certo após 10 minutos (ou menos), eu fico irritado. Eu acredito que nós criamos hábitos quando praticamos, e se nós criamos hábitos positivos que promovam e dêem suporte a prática = melhoria, nós vamos continuar a crescer. Pratique as coisas que você tem dificuldade em fazer... praticar algo que você já consegue fazer é chamado performance/apresentação. E se você não tem platéia ou cachê no final, então provavelmente você está perdendo tempo.

"É importante conhecer um erro instantaneamente, corrigí-lo, e aprender com ele. Isto literalmente transforma a falha em sucesso. Sucesso está no lado oposto da falha." -- T. J. Watson (1874-1956) - Fundador da IBM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis