7 de abril de 2010

Sobre a respiração

Uma reflexão sobre a questão da respiração. Dessa vez escrita por mim.


Em geral, nossos professores nos dizem para sempre respirar 'na barriga', logo abaixo do umbigo. Para muitos, isto funciona, mas, outros (talvez uma minoria) preferem usam o pulmão mesmo. Claro que, mesmo pensando em expandir a barriga, o ar acaba indo para o pulmão.

Não importando qual das duas formas você use (cada um deve escolher o que mais lhe apresenta resultado), alguns aspectos devem ser observados:

1 - Respire bastante. Muito ar.
    É o ar que vai fazer os seus lábios vibrarem e vai gerar o som. Além disso (muitas pessoas esquecem), é ele que faz o seu cérebro funcionar, assim como leva energia para os seus músculos. E ambos (cérebro e músculos), são necessários para se tocar bem.

2 - Não deixe faltar
    Complemento do 1. Como o ar é necessário para o bom funcionamento do corpor, não se deve tocar até não se possuir mais ar algum nos pulmões. Isso vai deixar você ofegante, pode atrapalhar a sua concentração e leitura, vai deixar o som com qualidade ruim, e também afeta a resistência e o desenvolvimento muscular (quanto a parte muscular, sugiro uma pesquisa de anatomia e funcionamento dos músculos do corpo humano. Não tenho grandes conhecimentos no assunto, mas reconheço que preciso estudar mais.)


3 - Não descanse, respire.
    O que você faz quando há uma pausa na música? Simplesmente pára de tocar, ou faz buzzing labial bem relaxado 'para descansar'? Isto é errado. Pausa significa: "RESPIRE". Simples assim. Aproveite a pausa para recuperar o fôlego, respirando lentamente, fazendo os batimentos cardíacos se normalizarem, pois, as vezes, eles podem ficar acelerados após uma passagem muito longa, que necessite de muito ar. Com isso, você cansará menos, e não será mais necessário ficar 'relaxando' os lábios.


4 - (Opcional) Extraia o ar dos pulmões antes de repôr.
    Quando você respira, e ainda possui ar nos pulmões, isso pode ocasionar alguns efeitos indesejáveis. Uma maneira de se trabalhar, é sempre retirando o excesso de ar dos pulmões antes de respirar novamente. Mas este é um ponto em que há divergências, pois já vi defensores da idéia de que você deve apenas repôr o que gastou, respirando lentamente. Então, tente descobrir o que funciona melhor para você. Existem 3 possibilidades: Expirar rapidamente e começar a inspirar, pensando em terminar a respiração ao final da pausa; Expirar até a metade da pausa (ou até um limite de tempo), e respirar durante o resto da pausa; Só inspirar, com a boca bem fechada, criando resistência para o ar passar pelos lábios, de forma lenta e contínua.

Quando a forma de se respirar, tanto o movimento 'do pulmão', como a maneira de respirar enquanto se espera, coloco um vídeo assim que possível.

Recomendo a leitura do livro: Ciência Hindu-Yogue da Respiração, que pode ser comprado na Livraria Cultura por apenas 16 reais.

Capa do livro Ciência Hindu-Yogue da Respiração, por Yogue Ramacháraca.

Eu escrevi sobre ele NESTE POST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis