11 de fevereiro de 2010

Sobre naipes de trompetes (e tocar agudo, alto e longo)

Abaixo, a tradução de uma das perguntas do Q&A do Carl Saunders que eu traduzi a algum tempo atrás, e que é muito importante para nos fazer pensar um pouco.
Pergunta:
Olá Carl!
Presumo que você esteja familiarizado com o exercício onde coloca-se um lápis entre seus lábios, e o segura ligeiramente levantado por alguns minutos, duas vezes ao dia. É dito que muitos solistas fortes podem segurar o lápis durante 4 minutos, já os que conseguem alcançar apenas até o Dó agudo, só conseguem durante um minuto e meio, e trompetistas mais “fracos” nem isso. Eu estou trabalhando com 2 minutos faz algumas semanas, e planejo continuar com o exercício. Mas me pergunto... o exercício do lápis deve ser uma medida da força de um trompete solo, mas é necessário considerar que se alguém consegue agüentar 4 minutos ele vai ser capaz de tocar agudo, alto e longamente? Você pensa que este exercício é benéfico, ou apenas uma maneira de medir o que levou-se anos para construir, através de métodos tradicionais?
Resposta:
Pessoas são "construídas" diferentemente. Alguma possuem músculos grosso nos lábios, outras, finos. Algumas embocaduras são construídas para sustentar abuso, e outras não. Por alguma razão de "macho", uma alta porcentagem dos estudantes de trompete (o que todos somos)  ficam muito focados em tocar "agudo, alto e longo", e usam diferentes métodos para alcançar estes objetivos. O exercício do lápis é um deles.
A minha visão é que este exercício e prática é bom, mas o objetivo deve ser achar as suas forças e habilidades naturais, e os limites confortáveis. Uma vez que você os achou, você pode utilizar o exercício do lápis e outros métodos de prática/estudo para melhorar as suas forças e habilidades individuais.
Em um time de futebol (americano, no exemplo), cada jogador é atribuído a uma posição por causa de suas habilidades e forças naturais. O armador esquerdo (left tackle) não pode jogar como defesa (quarterback) muito bem, e o jogador da defesa (quarterback) não pode jogar como armador da esquerda muito bem. É um esforço em time, e todo mundo tem seus papéis a cumprir. É o mesmo em um naipe de trompetes. O objetivo da seção (naipe) de trompetes é tornar tudo o mais fácil possível para o trompetista líder/solo (lead player)
O 4º trompetista deve ter um grande som, provendo uma boa entonação, combinando muita dinâmica e oitavas em muita sintonia. O 3º trompetista deve ajudar a balancear a harmonia/combinação da 3ªe 4ª partes, com a 2ª e 1ª (lead). O 2º trompetista é o bloqueio auxiliar (blocking back) para o primeiro trompetista. Esta é a cadeira mais difícil na seção, pois ele está suportando o líder em seu registro, e deve dividir algumas das partes solo para aliviar/abrandar (relieve) o primeiro trompete. Mas as partes solo/primeiro trompete que ele toca, normalmente são as piores e as menos divertidas de tocar.
O primeiro trompete deve manter a dinâmica geral da seção em um nível confortável e musical, estabelecer um bom tempo, mantendo os batimentos (upbeats - contratempos?) vivos, e com a ajuda do baixo (bass player), esforçar-se ao máximo para manter o tempo onde ele começou, e resistir a qualquer "arrastada" (dragging) na banda. Depois que as coisas musicais e de sensibilidade são atendidas, então, se alto e forte forem chamados, ou necessários, podem sem atingidos com um menor esforço.
Para mim, "agudo, alto e longo" são termos não-musicais, e mesmo que sejam usados ocasionalmente na música, eles não devem ser tidos como objetivos, nem utilizar o seu empenho e esforço. Para mim, os heróis da seção/naipe de trompetes são os 4ºs trompetistas, que vão para a apresentação não pensando nas notas agudas que vão estar tocando, mas o quanto ele vai oferecer de si mesmo de uma bela entonação e fazendo a sua parte para suportar a riqueza da música. Ele utilizou o exercício do lápis para conseguir um som maravilhoso no registro médio-grave, e põe o seu coração na 4ª voz.
Novamente, meu ponto é que não estamos todos talhados para tocar notas altas e agudas, e devemos todos estar agradecidos por isso. O armador da esquerda nunca pega a bola, mas continua amando e adorando jogar o jogo. Nós como trompetistas devemos usar estes diferentes métodos de prática para nos encontrarmos e nos tornar mais fortes nestas áreas, e não apenas para ser capazes de tocar "agudo/alto e longo". Existem muitos papéis a serem executados, e nossas possibilidades/probabilidades (odds) de sucesso vão ser muito mais "altas/agudas" se você conseguir descobrir para qual área de tocar trompete você foi talhado naturalmente, e então o fizer. Você pode então ser você mesmo, e ao mesmo tempo ganhar respeito fazendo o seu melhor.
Carl Saunders.

18 comentários:

  1. sou leandro . trompetista e adorei o belo comentario que fizeram .

    ResponderExcluir
  2. como trompetista que sou adorei o conselho muito bom mesmo adorei vou experimentar essa tecnica
    e quem sabe se ainda numa trompetista profissional.

    ResponderExcluir
  3. como trompetista que sou adorei o conselho muito bom mesmo adorei vou experimentar essa técnica
    e quem sabe se ainda torno-me numa trompetista profissional.

    ResponderExcluir
  4. A técnica que comenta é a calestenia...que tras uma regidez aos lábios, que é bom pra resistencia, porem tem que ser dosada, pois não adianta regidez sem flexibilidade.

    eduardo spinetti
    Bacharel em música trompete
    Engenheiro Civil

    ResponderExcluir
  5. A tecnica resulta, mas sem flexibilidade, nada feito. penso que para se ser um bom trompetista tem de ser completo.flexibilidade,resistencia,noçoes musicais sao essenciais e isso so se consegue com muito treino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. perfeita a resposta, e completo ainda que deve ser tocado com a alma, só assim para ter a expressão desejada, por que pode ter as melhores técnicas, mas sem a alma no que esta tocando não rola, toco trompete há 16 anos e no longo dessa caminhada aprendi muito e vi, que temos que saber todas as tecnicas do lapis que é eficiente, mas é mais eficiente corrigir a embocadura no bocal primeiro, depois harmonização, escalas e etc..

      Excluir
  6. sou trompetista a 8 anos alguen quer uma aulinha ai????

    ResponderExcluir
  7. vc pode me ajudar?como fazer o exercício do lapis?

    ResponderExcluir
  8. sou trompetista a 46 anos.....
    essa técnica é muito boa....

    ResponderExcluir
  9. sou 2° trompete e não gosto muito da minhas partes nas musicas ,mas com o que eu li eu comecei a gostar

    ResponderExcluir
  10. ai galera sou trompetista a 3 anos, mas nao consigo passar do mi5 algem me da uma força?

    ResponderExcluir
  11. meu DEUS toco trompete a mais de tres anos e fico desanimado por que um dia eu faço ate o 2° mi dentro do pentagrama e no outro dia anão consigo isso me faz ficar super irado por que não tenho segurança pra solar por favor me ajude.alessandroconfiart@yahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi alessandro, então. O Trompete é um instrumento em que vc deve "buscar" as notas. Elas são contruídas, conquistadas. entende. Nada de pressa, embora eu sei bem o que é isto. Enfim, aconselho a voce fazer exercícios de resistencia. Logo logo estara chegando muito além do mi. Comece com o do3 em 4 tempos de 60 sgs, depois dobre, até o que conseguir. faça com o re3, mi3 e vá subindo. Com o passar das semanas vc estara chegando no mi4 com segurança.

      Excluir
  12. Ooi , soou a Nay . toco a 6 meses e gostei muito das dicas me ajudou muitoo . Obriigadaa !!

    ResponderExcluir
  13. adorei seu comentário muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Sou trompetista a 3 anos e minha maior dificuldade é segurar as notas agudas tenho que exercitar mais para ganhar resistencia? (paulo cezar (pa))

    ResponderExcluir
  15. Alguém pode me ajudar, estou tocando trompete a 6 meses, consigo atingir até o mi abaixo da quinta linha do pentagrama, as vezes consigo até o sol, mas nao consigo sustentar a embocadura escapa principalmente depois de umas meia hora de estudo, e também tenho que tirar o bocal da boca rapidamente pra conseguir contrair os labios para fazer o sol porquê alguém pide ajudar?

    ResponderExcluir

AddThis