Tradução de uma discussão sobre buzzing no bocal, na página de facebook do Clint ‘Pops’ McLaughin.
D.K. Eu faço buzzing enquanto dirijo. É melhor fazê-lo com ou sem o bocal? Sem, parece similar ao exercício do lápis. É possível exagerar nisso? Há um limite de quão agudo você consegue fazer o buzzing sem o bocal? Eu era realmente ruim no buzzing sem o bocal, até que comprei um de seus livros online. Obrigado
Buzzing no bocal é a MELHOR COISA que qualquer trompetista pode fazer pelo seu tocar. Buzzing labial é um exercício temporário para corrigir lábios abertos demais (faça um buzzing mais “apertado”/fechado) ou tensão excessiva (faça um buzzing mais solto nos pedias duplos). Buzzing labial, na melhor das hipóteses deve ser feito de 5 a 10 minutos durante um mês.
Buzzing no bocal deve ser feito de 30 a 90 minutos pela vida toda.
Uma extensão à essa pergunta: Eu também faço buzzing enquanto dirijo, e tenho um leadpipe velho que eu uso. Posso acertar/atingir 4 notas. É melhor com ou sem o leadpipe?
Engraçado você dizer isso. Um outro músico da minha banda de rock faz a mesma coisa com um velho Bb.
Eu descobri que isso é mais fácil, e dá uma sensação mais realista. Eu esqueço das notas, e penso apenas no fluxo de ar, e em fazer o buzzing com notas com um som bem cheio
É VITAL fazer isso diariamente apenas com o bocal. O leadpipe é o menos importante dos 3 tipos de buzzing. Seguem algumas citações do Bud Herseth de uma clínica que tivemos:
- Pratique no bocal todos os dias antes de sua seção regular. Ande por aí e toque qualquer coisa musical (não exercícios), de trechos de concerto até temas populares. Se concentre em ser muito musical nestas peças, e o mais importante, com um som MUITO GRANDE/CHEIO no bocal;
- O bocal, por causa de sua falta de divisões, permite ir através de todas as notas, e o força a usar seus ouvidos. Além disso, em situações de emergência, pode ser utilizado como um substituto para a prática regular no trompete;
- Vez ou outra, toque uma seção completa no bocal. Isto ajuda a melhorar tudo, desde som até articulação;
- Em qualquer peça que esteja tendo problemas, toque-a no bocal;
- Depois de trabalhar no bocal, faça o mesmo no trompete. Toque tudo, desde trechos até temas populares nele, de forma musical;
- Pratique uma seção apenas no bocal;
- Eu levo meu bocal, e faço buzzing com ele enquanto estou dirigindo para o campo de golfe;
- Eu faço buzzing no bocal por cerca de 15 minutos, 2 ou 3 vezes por dia.
http://www.youtube.com/watch?v=Q5jrPhgOwgo&feature=related
Obrigado pops, você é o doutor, e vou seguir as recomendações.
Alguns vídeos sobre o buzzing no bocal:
http://www.youtube.com/watch?v=hac7ClgCnN8
http://www.youtube.com/watch?v=xgJ0iZMDfiM
http://www.youtube.com/watch?v=4oTy0Pibu4g
http://www.youtube.com/watch?v=cINXfDwRj0c
3:30 - 5:00
http://www.youtube.com/watch?v=Q5jrPhgOwgo&feature=related
Queremos tanto que seja fácil tocar, que acabamos tentanto (e tornando) a prática fácil. Quando tornamos a prática fácil, não construímos uma provisão/reserva para ajudar na performance.
Pense em quando você pratica para um grande recital. Você toca metade dele todo dia, ou você toca ele 3 vezes inteiro todo dia?
Você toca todo o programa, várias vezes ao dia.
Você deve controlar o bocal. Controlar o lead pipe não te ensina a tocar 36 notas no centro da afinação.
Tente isto: faça buzzing numa nota, e toque uma escala. Veja quão ruim ela soa. Às vezes tenho trompetistas trabalhando em sua graduação aqui, e que tocam todas as notas fora do centro de afinação (não 2 tons, mas 1/4 – 1/2 tom fora).
Isto indica que o som não é resonante. Em alguns minutos de buzzing no bocal eles aprendem como conseguir afinar corretamente no centro, e ser resonante,
Esta é uma tarefa diária. Você deve fazer buzzing no bocal todo dia. O buzzing de ontem não irá ajudar no som de hoje.
maravilha muito legal
ResponderExcluirToco Trompete popular..
ResponderExcluirMas estou com uma dificudade muito grande ara conseguir uma ambocadura enficiente,por mas que eu estude,mas não consigo,penso que seja o bocal, uso o Schilke 14a4a e mesmo assim nada,alguem me manda uma dica ai!
Embocadura é algo complicado.
ResponderExcluirMas por eficiente pode-se entender várias coisas.
O seu problema para tocar é generalizado?
Som ruim, falta de articulação, falta de resistencia, falta de graves, falta de agudos?
Existem muitos tipos de embocadura. Cada tipo, serve pra um tipo de pessoa (arcada dentaria e labios). E cada um deles ajuda para alguma coisa diferente.
Thanks for the mentions. If you have any questions my website is http://www.BbTrumpet.com
ResponderExcluir