6 de março de 2010

Clint ‘pops’ Mclaughlin sobre buzzing

Tradução de uma discussão sobre buzzing no bocal, na página de facebook do Clint ‘Pops’ McLaughin.
 
D.K. Eu faço buzzing enquanto dirijo. É melhor fazê-lo com ou sem o bocal? Sem, parece similar ao exercício do lápis. É possível exagerar nisso? Há um limite de quão agudo você consegue fazer o buzzing sem o bocal? Eu era realmente ruim no buzzing sem o bocal, até que comprei um de seus livros online. Obrigado

Pops McLaughlin

Pops McLaughlin

Buzzing no bocal é a MELHOR COISA que qualquer trompetista pode fazer pelo seu tocar. Buzzing labial é um exercício temporário para corrigir lábios abertos demais (faça um buzzing mais “apertado”/fechado) ou tensão excessiva (faça um buzzing mais solto nos pedias duplos). Buzzing labial, na melhor das hipóteses deve ser feito de 5 a 10 minutos durante um mês.

Buzzing no bocal deve ser feito de 30 a 90 minutos pela vida toda.

S.F

Uma extensão à essa pergunta: Eu também faço buzzing enquanto dirijo, e tenho um leadpipe velho que eu uso. Posso acertar/atingir 4 notas. É melhor com ou sem o leadpipe?

D.K.

Engraçado você dizer isso. Um outro músico da minha banda de rock faz a mesma coisa com um velho Bb.

S.F.

Eu descobri que isso é mais fácil, e dá uma sensação mais realista. Eu esqueço das notas, e penso apenas no fluxo de ar, e em fazer o buzzing com notas com um som bem cheio

Pops McLaughlin

Pops McLaughlin

É VITAL fazer isso diariamente apenas com o bocal. O leadpipe é o menos importante dos 3 tipos de buzzing. Seguem algumas citações do Bud Herseth de uma clínica que tivemos:

  1. Pratique no bocal todos os dias antes de sua seção regular. Ande por aí e toque qualquer coisa musical (não exercícios), de trechos de concerto até temas populares. Se concentre em ser muito musical nestas peças, e o mais importante, com um som MUITO GRANDE/CHEIO no bocal;
  2. O bocal, por causa de sua falta de divisões, permite ir através de todas as notas, e o força a usar seus ouvidos. Além disso, em situações de emergência, pode ser utilizado como um substituto para a prática regular no trompete;
  3. Vez ou outra, toque uma seção completa no bocal. Isto ajuda a melhorar tudo, desde som até articulação;
  4. Em qualquer peça que esteja tendo problemas, toque-a no bocal;
  5. Depois de trabalhar no bocal, faça o mesmo no trompete. Toque tudo, desde trechos até temas populares nele, de forma musical;
  6. Pratique uma seção apenas no bocal;
  7. Eu levo meu bocal, e faço buzzing com ele enquanto estou dirigindo para o campo de golfe;
  8. Eu faço buzzing no bocal por cerca de 15 minutos, 2 ou 3 vezes por dia.

http://www.youtube.com/watch?v=Q5jrPhgOwgo&feature=related

S.F.

Obrigado pops, você é o doutor, e vou seguir as recomendações.

 

Pops McLaughlin

Pops McLaughlin

Alguns vídeos sobre o buzzing no bocal:
http://www.youtube.com/watch?v=hac7ClgCnN8
http://www.youtube.com/watch?v=xgJ0iZMDfiM
http://www.youtube.com/watch?v=4oTy0Pibu4g
http://www.youtube.com/watch?v=cINXfDwRj0c
3:30 - 5:00
http://www.youtube.com/watch?v=Q5jrPhgOwgo&feature=related

Pops McLaughlin

Pops McLaughlin

Queremos tanto que seja fácil tocar, que acabamos tentanto (e tornando) a prática fácil. Quando tornamos a prática fácil, não  construímos uma provisão/reserva para ajudar na performance.

Pense em quando você pratica para um grande recital. Você toca metade dele todo dia, ou você toca ele 3 vezes inteiro todo dia?

Você toca todo o programa, várias vezes ao dia.

Você deve controlar o bocal. Controlar o lead pipe não te ensina a tocar 36 notas no centro da afinação.

Tente isto: faça buzzing numa nota, e toque uma escala. Veja quão ruim ela soa. Às vezes tenho trompetistas trabalhando em sua graduação aqui, e que tocam todas as notas fora do centro de afinação (não 2 tons, mas 1/4 – 1/2 tom fora).

Isto indica que o som não é resonante. Em alguns minutos de buzzing no bocal eles aprendem como conseguir afinar corretamente no centro, e ser resonante,

Esta é uma tarefa diária. Você deve fazer buzzing no bocal todo dia. O buzzing de ontem não irá ajudar no som de hoje.

4 comentários:

  1. maravilha muito legal

    ResponderExcluir
  2. Toco Trompete popular..
    Mas estou com uma dificudade muito grande ara conseguir uma ambocadura enficiente,por mas que eu estude,mas não consigo,penso que seja o bocal, uso o Schilke 14a4a e mesmo assim nada,alguem me manda uma dica ai!

    ResponderExcluir
  3. Embocadura é algo complicado.
    Mas por eficiente pode-se entender várias coisas.
    O seu problema para tocar é generalizado?
    Som ruim, falta de articulação, falta de resistencia, falta de graves, falta de agudos?

    Existem muitos tipos de embocadura. Cada tipo, serve pra um tipo de pessoa (arcada dentaria e labios). E cada um deles ajuda para alguma coisa diferente.

    ResponderExcluir
  4. Thanks for the mentions. If you have any questions my website is http://www.BbTrumpet.com

    ResponderExcluir

AddThis