11 de julho de 2011

Desaquecimento - Warm Down

Um parte muito importante de nossa rotina diária, e deixava de lado por muitos, é o desaquecimento, ou warm-down. Assim como o aquecimento, ou warm-up, é responsável por preparar nosso corpo para tocar, o desaquecimento é importante para colocá-lo em estado de repouso, relaxado, e em um estado que possa se recuperar do desgaste, e ter o desenvolvimento adequado.
É importante lembrar que os músculos se desenvolvem durante o período de repouso, após o esforço. Ou seja, é justamente quando você larga o trompete, que os seus lábios ganham mais firmeza. Por isso, é importante fazer um relaxamento antes de guardar o trompete. Sempre.
Como eu tenho problemas de resistência, faço relaxamentos até durante a rotina, antes de fazer a pausa. Nesse caso, é apenas um relaxamento rápido, alguns pedais, ou mesmo apenas algumas notas graves, de forma bem relaxada. Vamos então a algumas dicas de relaxamento:

Desaquecimento para final do dia:
Eu faço um relaxamento 'rápido', que consiste do aquecimento A, do livro do Louis Maggio (disponivel na página 'Baixar', neste mesmo blog). Faço de forma lenta, relaxada, e fazendo os intervalos entre um grupo e outro, o maior possível, tentando chegar próximo ao tempo que levei para tocar o grupo. Se faço 4 tempos cada nota, o total dá 16 tempos, então, tento 'descansar' (mas com o lábio ainda no bocal) pelo menos 8 tempos. E não menos do que 4. NUNCA.
Após terminar este exercício, coloco alguma música (calma), e vou fazendo notas longas, de Dó grave, até Sol, ou Fa# grave. Façam o seguinte.
Posicione os lábios no bocal. Deixe-os um pouquinho avançados, para que vibrem bem, sem esforço. Tome uma inspiração profunda, e relaxada, com calma (não há contagem de tempo para inspirar), pelo nariz. Toque o dó grave, bem leve, suave. Segure a nota o máximo que você puder, desde que relaxado. Quando seguramos até ficar quase sem ar, o coração acelera, perdemos o fôlego, e isso só irá atrapalhar o exercício. Melhor segurar a nota 20 segundos, e não ficar ofegante, do que mais de 30, e ficar com o coração acelerado.
Após terminar de tocar o dó, inspire novamente de forma profunda, pelo nariz. Expire também pelo nariz, ou pela boca, dentro do trompete, mas sem tocar. Isso serve para manter o relaxamento. Então, inspire e toque o Sí. Continue descendo, até o Sol, ou Fá#.
Você irá perceber que o lábio ficará 'formigando' durante um bom tempo ainda depois que tiver parado de tocar. E que no dia seguinte, não estará cansado, mesmo que tenha estudado muito. Eu faço essa descida antes de fazer as pausas na minha rotina, e ela ajuda muito. Nesse caso, para não perder muito tempo, eu faço apenas uma descida com ritmo mesmo, segurando 4 a 8 tempos cada nota. Mas já ajuda bastante. Principalmente, após fazer a seção de flexibilidade, e registro agudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis