26 de fevereiro de 2013

Ouvindo ativamente

Como músicos, devemos desenvolver a habilidade de ouvir música de uma forma diferente do que uma pessoa que não estuda música. Devemos ouvir as inflexões, fraseados, uso e dinâmica, escolha da nota no acorde, entre outros. São os pequenos detalhes que dão a um artista sua voz única. Por exemplo, é possível perceber quando é uma gravação de Miles Davis ou Dizzy Gillespie.
Ambos são pioneiros no jazz, mas cada um possui a sua própria abordagem. Miles uma vez disse: leva um longo tempo até começar a soar como você mesmo. E ele está certo. Pense em como aprendemos a falar. No começo, aprendemos através de nossos pais, irmãos e irmãs, avós. Eles nos ensinaram tanto de forma ativa, como de forma subconsciente, como expressar as coisas. Colocar palavras juntas e criar sentenças que possuam um sentido, e expressem necessidades, desejos.
Música não é diferente. É apenas uma outra forma de comunicação que devemos absorver, através da escuta (ativa), da transcrição, e das tentativas de entrar na cabeça de um intérprete. Isto vale para todos os instrumentos e estilos musicais. Não apenas trompete e jazz.
Tire algum tempo para escutar (de forma ativa) as características de algum músico. O que esta pessoa faz que torna possível reconhecê-la após ter ouvido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis