Muitas vezes, quando estamos com fadiga nos lábios ou embocadura, procuramos vários motivos para explicar o porquê não estamos tocando bem. Claro, devemos ter certeza de que o problema é este, nos certificando que não é outra coisa que está causando o problema. A fadiga pode fazer com que tudo veja abaixo: ritmo, precisão, timbre e som dom instrumento, e até a criatividade (no caso de solos, improvisos).
Isso não é um passe livre para deixar os estudos completamente de lado, mas apenas um alerta para que seja evitado um dano ainda maior. O primeiro passo é reconhecer que você (seus lábios) precisa de um descanso. Lembre-se que os músculos, inclusive os faciais, necessitam de 48 a 72 horas para se recuperar completamente da fadiga, e pode variar de acordo com a pessoa e a gravidade da situação. Nestes casos, é altamente recomendável ficar um dia completamente afastado do trompete, e então, ao retornar, fazer um aquecimento leve e sem pressa, e deixar as músicas e estudos pesados de lado. A prática musical não é apenas tocar o instrumento, e você pode exercitar a digitação (sem tocar), simulando tocar em primeira leitura, ou transpondo a música ou exercício. Exercitar a escuta também pode ser muito interessante, através da escuta ativa.
E você, o que faz quando percebe que seus lábios já estão sobrecarregados? Como você lida com isso e como tem certeza que é essa a causa de seus problemas?