22 de fevereiro de 2010

Sua opinião sobre você mesmo

Um texto muito interessante feito pelo Keith Fiala, sobre dar muita importância a críticas destrutivas e a opinião dos outros.

Se você leu o meu livro "Secrets to Effecient Brass Playing", você leu minha história de como eu comecei com uma criança muito talentosa no cornet, e me tornei um adolescente que descobriu os carros, garotas, e notas agudas, e acabei parando após o meu 2º ano do ensino médio por que recebi muitas críticas/feedback negativos, conselhos equivocados, que me fizeram sentir mal sobre mim mesmo.

Depois de quase 3 anos sem tocar, eu decidi começar de novo (como um hobby), por que eu não era "bom" o suficiente para ser um profissional. Eu tinha tomados alguns bons golpes no meu ego, e sentia muita insegurança sobre mim, eu tocando, quem eu era, e basicamente, tudo o que envolvia - EU. Eu tinha opiniões de outras pessoas sobre mim (sobre o meu tocar) mais altas do que eu mesmo. Isto continuou por anos! Eu toquei na "gig" do Maynard em 2004, ainda sentindo que a opinião dos outros era mais importante... e lidar com um pouco de criticismo e palavras menos do que gentis foi MUITO difícil!

Depois de deixar a turnê do Maynard e passar por mais algumas "batidas", comecei a sair com minha esposa. Com a sua gentil persuasão, amor incondicional e suporte, comecei a aprender que o que eu sentia sobre mim mesmo era A coisa mais importante... acima de TODOS/TUDO o mais! Esta virada foi bem lenta e às vezes dolorosa, pois tive que revisitar algumas coisas que enterrei tão funo em minha mente, que mal conseguia recuperá-las... até que dei a mim mesmo a permissão para fazê-lo.

Eu não dominei esta técnica 100%, mas estou MUITO melhor nisto, pois não pergunto mais o que os outros pensaram sobre minha performance... Não sinto mais esta necessidade. Já tinha lidado com "críticas" sobre mim tocando, eu como pessoa, etc. nestes últimos tempos, e não mais me sinto ameaçado ou intimidado. O que eu percebi é que meu "tocar" melhorou 10 vezes por causa de uma opinião muito importante... A MINHA! De certo modo, me dei permissão a largar tudo o que não era importante, e praticar para mim, para minha música, e pra competir ou impressionar a ninguém exceto eu mesmo.

Foi me dito uma vez: "Eu sou superior a ninguém, exceto a meu antigo eu"... isto teve um imenso impacto em mim como pessoa e músico!

Então, faça a você mesmo o maior favor que pode... apaixone-se por você mesmo, quem você é, e onde está agora no tocar, na vida, e tudo o mais. Você não pode melhorar até que descubra quem você é!

Keith Fiala!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis