Eu garanto que você usa muita pressão do bocal em TODOS os registros
...TODOS NÓS O FAZEMOS!!!
Nós temos que assumir que o alinhamento de seus dentes, quando em uma posição normal de tocar é alinhados uniformemente na maior parte no teste a seguir. Se estiver um pouco fora do eixo, não afetará tanto o teste a seguir, desde que, como sempre, as extremidades da posição da mandíbula estejam alinhadas a um nível mínimo ao menos.
Tente este pequeno teste:
- Faça um buzzing labial com o Sol médio (na segunda linha), e role um lápis lentamente para baixo, a partir de baixo do seu nariz, até que ele entre em contato com o seu lábio superior (repare no que acontece ao buzzing);
- Faça novamente o buzzing no Sol, mas role o lápis a partir do queixo, para cima, até entrar em contato com o lábio inferior (repare no que acontece ao buzzing).
Comumente:
- O lábio superior é o vibrador (compressão do lábio inferior/mandíbula). A forma mais comum;
- O lábio inferior é o vibrador (compressão do lábio superior). Não muito comum, no entanto, como a mandíbula superior é fixa, a compressão do lábio superior é alcançada (na minha opinião) pela compressão dos tecidos do lábio superior (não muito) e/ou o esticamento do lábio/face e compressão dos cantos (contorção);
- Vibração dos lábios superior e inferior (IDEAL).
Uma Análise Estroboscópica da Função do Lábio (A Strobosopic Analysis of Lip Function) por Robert D. Weast [1962], mostrou que a maioria dos trompetistas (se não todos) que participaram deste estudo, possuíam o lábio superior como vibrador primário.
O mais importante a se considerar sobre o dito acima é:
Descubra qual o seu lábio primário de vibração, e tente minimizar a pressão naquele lábio(s) em particular.
Qual lábio você considera o SEU vibrador primário?
superior/inferior/ambos igualmente?
pare de esmagá-lo(s)
Talvez você queira tentar o dispositivo de pressão de bocal disponível, entre outros, pela Osmun Music. Mas tenha cuidado, pois o aparelho extende o tubo do trompete quando incluso, então, você deve levar em conta a variação de tom. Eu não o recomendaria para uso prolongado, mas é útil como "indicador pessoal de pressão".
Exceções a estes princípios:
Existem pessoas que contradizem estes princípios, mas seus métodos de alcançar seu sucesso são muito específicos para sua configuração física e/ou rotina altamente individualizada, que seria impossível para outro trompetista alcançar os mesmos resultados sem as mesmas EXATAS circunstâncias / fisiologia (mesma dentição / cavidade oral, etc...)
Lembre-se:
Ar + relaxamento = amigo // ... Exagero = inimigo (Don Jacoby)
Não exagere muito nos seus ajustes, deixe o som ser o seu guia.
Relaxe e aproveite o quebra-cabeças!
Nenhum comentário:
Postar um comentário