18 de fevereiro de 2010

Teste de Pressão / Indicador de vibração labial

Um pequeno teste para saber como é a sua vibração labial (superior, inferior, ou ambas), além de uma reflexão sobre pressão do bocal. Continuação da tradução da página sobre bocais, do Roddy.
Eu garanto que você usa muita pressão do bocal em TODOS os registros
...TODOS NÓS O FAZEMOS!!!
Nós temos que assumir que o alinhamento de seus dentes, quando em uma posição normal de tocar é alinhados uniformemente na maior parte no teste a seguir. Se estiver um pouco fora do eixo, não afetará tanto o teste a seguir, desde que, como sempre, as extremidades da posição da mandíbula estejam alinhadas a um nível mínimo ao menos.
Tente este pequeno teste:
  1. Faça um buzzing labial com o Sol médio (na segunda linha), e role um lápis lentamente para baixo, a partir de baixo do seu nariz, até que ele entre em contato com o seu lábio superior (repare no que acontece ao buzzing);
  2. Faça novamente o buzzing no Sol, mas role o lápis a partir do queixo, para cima, até entrar em contato com o lábio inferior (repare no que acontece ao buzzing).
Um número de cenários são possíveis, pois há uma certa quantidade de "variações de pessoas" conhecida (e não tenho dúvidas de que existem mais alguns desconhecidos)
Comumente:
  1. O lábio superior é o vibrador (compressão do  lábio inferior/mandíbula). A forma mais comum;
  2. O lábio inferior é o vibrador (compressão do lábio superior). Não muito comum, no entanto, como a mandíbula superior é fixa, a compressão do lábio superior é alcançada (na minha opinião) pela compressão dos tecidos do lábio superior (não muito) e/ou o esticamento do lábio/face e compressão dos cantos (contorção);
  3. Vibração dos lábios superior e inferior (IDEAL).
... você deve pensar que o número 3 deveria ser o mais desejável, e realmente é. Eu suponho, mas, é apenas uma pequena (mas não insignificante) parte da configuração da embocadura. Você deve considerar entre outras coisas, tensão (facial, de cantos, compressão ou ondulação dos lábios) mencionados acima, como se tudo estivesse interligado.
Uma Análise Estroboscópica da Função do Lábio (A Strobosopic Analysis of Lip Function) por Robert D. Weast [1962], mostrou que a maioria dos trompetistas (se não todos) que participaram deste estudo, possuíam o lábio superior como vibrador primário.
O mais importante a se considerar sobre o dito acima é:
Descubra qual o seu lábio primário de vibração, e tente minimizar a pressão naquele lábio(s) em particular.
Qual lábio você considera o SEU vibrador primário?
superior/inferior/ambos igualmente?
pare de esmagá-lo(s)
Talvez você queira tentar o dispositivo de pressão de bocal disponível, entre outros, pela Osmun Music. Mas tenha cuidado, pois o aparelho extende o tubo do trompete quando incluso, então, você deve levar em conta a variação de tom. Eu não o recomendaria para uso prolongado, mas é útil como "indicador pessoal de pressão".
Exceções a estes princípios:
Existem pessoas que contradizem estes princípios, mas seus métodos de alcançar seu sucesso são muito específicos para sua configuração física e/ou rotina altamente individualizada, que seria impossível para outro trompetista alcançar os mesmos resultados sem as mesmas EXATAS circunstâncias / fisiologia (mesma dentição / cavidade oral, etc...)
Lembre-se:
Ar + relaxamento = amigo // ... Exagero = inimigo (Don Jacoby)
Não exagere muito nos seus ajustes, deixe o som ser o seu guia.
Relaxe e aproveite o quebra-cabeças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis