20 de abril de 2011

A yoga, o bem estar corporal, e o trompete

Bem, como todos vocês sabem, para tocar, precisamos de:

  1. Ar vindo dos pulmões, para que se gere o som;
  2. Lábios e musculatura ao seu redor na tensão/relaxamento e vibração corretos, para que toquemos a nota desejada;
  3. Língua e maxilares na posição correta, para que o ar passe na pressão e velocidade correta;
  4. Mandíbula e maxilares na posição correta, para que a embocadura que usamos (não há embocadura definitiva) funcione;
  5. Garganta e palato-mole (céu da boca) 'abertos', para que possamos obter um som 'grande'.
E isso é apenas o começo. Como já comentado em um post anterior, até os pés devem estar em uma posição correta. Os braços, utilizados para sustentar o trompete, não podem ficar tensos, ou afetarão os ombros, que afetarão pescoço/garganta e pulmões, e até mesmo os dedos, que utilizamos para a digitação das notas. Uma má postura da coluna, também influenciará a eficiência do ar que usamos, diminuindo a qualidade do som, o alcance, resistência, ressonância, entre outras coisas.

Ao tocar, devemos estar com os músculos relaxados, para que o ar flua de forma eficiente, para que o corpo não se canse. Tensão e má postura, em qualquer parte do corpo afetará o resultado final: nossa música.

Iniciei a pouco tampo, a prática de yoga, regularmente. Já fazia ano passado, mas era apenas uma vez por semana, e nem toda semana eu tinha a oportunidade. Agora, estou matriculado efetivamente em uma escola de yoga, e faço duas vezes por semana, e mais uma seção de meditação por semana. E notei grandes resultados.

Para os que não conhecem, a yoga é um trabalho corporal e mental, no qual cuidamos do corpo e mente, para que possamos realizar a meditação. Durante uma prática de yoga (neste caso, a Hatha Yoga, recomendada por Maynard Ferguson), trabalha-se a respiração (abdominal, intercostal, e pulmonar), alongamento, fortalecimento muscular, e a capacidade de relaxar o corpo, e a mente.

Com isso, o músico ganha uma melhor postura, melhor respiração, musculatura mais relaxada e fortalecida, e mente mais focada. Ou seja, basicamente tudo o que necessitamos (além é claro, do conhecimento teorico, estudo do instrumento, e musicalidade) para tocar o trompete (ou qualquer outro instrumento).

Com menos de um mês de aula, minha sonoridade melhorou, e muito. O som ficou mais cheio, mais vivo. O alcance também aumentou, e, por agora estar utilizando a respiração e o ar de maneira eficiente, e estar tocando de forma relaxada, minha resistência (que SEMPRE foi o meu problema, desde que comecei a tocar, a uns 13, 14 anos atrás) também melhorou de forma significativa.

Então, fica aí a dica. Façam Yoga (seja ela qual for, mas a Hatha é beeem eficiente. Não vou muito com a cara da Swasthya, mas também irá fazer bem), ou RPG, pilates. Com certeza será muito benéfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis