8 de maio de 2011

Exercício do lápis

Então, vou explicar para vocês o exercício do lápis, e uma rotina para fazê-lo sem danificar a musculatura dos lábios (sim, há o risco de isso acontecer, por isso, NÃO EXCEDA o tempo de exercício, e se sentir que este ritmo de evolução é demais para você, vá mais lentamente), pois caso ocorra, será necessário alguns dias sem tocar, e isso não é o que queremos, certo?
Leia TUDO antes de começar a fazer, ok?

-O que é?
É um exercício muscular, parte dos exercícios conhecidos como 'isométricos'. Ele tem por finalidade dar força e controle muscular. Ponto.
Não irá fazer você tocar bem, mas irá ajudar no desenvolvimento dos músculos que você utiliza para tocar trompete.

-Como fazer?
Aqui vai uma explicação não-tão-detalhada quanto no livro Chops Builder, indicado abaixo (que contém algumas fotos e tudo o mais). Mas dá para entender.
Coloque um lápis entre seus lábios, o lado não apontado na boca. Os dentes permanecem fechados, de forma que não ajudam a segurar o lápis, pois ele irá ter contato apenas com os lábios. Empurre o lábio inferior em direção ao superior, até que o lápis fique de 10 a 20º elevado a mais do que se estivesse completamente na horizontal. Caso, para levantar o lápis, seja necessário deixar o lábio inferior um pouco mais à frente, não há problema. Neste caso, vale lembrar que talvez você se beneficie de utilizar essa postura para sua embocadura também. NÃO mova a mandíbula/maxilar para realizar o exercício.
A sensação que irá ter fazendo este exercício, deverá ser a mesma quando estiver tocando os agudos.

Confira no vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=_INaCr8rd-E

-Progressão/'Evolução'
Alguma pessoas conseguem fazer o exercício diariamente. Outras, podem ficar com fadiga muscular. Se você notar que está ficando cansado, faça o exercício dia sim, dia não. Isto irá ajudar a seus músculos se recuperarem do esforço. Também, se perceber que ainda não está pronto para pular para a próxima etapa, repita a semana, até estar preparado.
Comece com um lápis mais curto, cerca de 1/3 do comprimento total.
Os exercícios são feitos apenas nos dias 1 a 6 da semana. Utilize o último para apenas descansar (pode tocar, mas não faça exercícios musculares, como este). Neste dia, também evite longos ensaios e estudos. Faça notas longas, pedais, coisas que relaxem a sua musculatura, ao invés de tensionar. Dormir bem também é importante, pois ajudará na recuperação muscular.

Semana 1:
Realize o exercício durante 1 minuto, duas vezes ao dia. De preferência, uma logo pela manhã, a tempo de descansar para a sua rotina de estudos, e pela noite, antes de deitar. Caso 1 minuto, com o lápis curto seja cansativo, faça apenas 30 segundos durante uma semana preparatória, para então tentar começar esta rotina.

Semana 2:
Faça o exercício com duração de 1 minuto e meio. Total diário de 3 minutos.

Semana 3:
2 vezes de 2 minutos. Total de 4 minutos.

Semana 4:
A partir de agora utilize um lápis inteiro, ou, com cerca de 2/3 do tamanho. Se achar muito ainda, pode diminuir ainda um pouco mais. Neste caso, ao chegar ao final, volte à semana 4, com um lápis com o comprimento mais próximo do total. Lembre-se também de reservar o 7o dia da semana para descansar.
Seu lápis NÃO deve em momento algum ficar para baixo. Sempre um pouco mais elevado do que paralelo ao chão. Caso não esteja conseguindo, então o exercício não está te ajudando.

Um minuto, duas vezes ao dia, total de 2 minutos por dia.

Semana 5:
Um minuto e meio, 2 vezes ao dia. Total de 3 minutos

Semana 6:
2 vezes de 2 minutos. Total de 4 minutos.

Semana 7:
2 vezes de 2 minutos e meio. Total de 5 minutos.

Semana 8:
1 vez de 3 minutos + uma sessão de 'levantamento de lápis', levantando de abaixando o lápis (até a horizontal) 20 vezes.
Este exercício ajuda a ganhar controle sobre intervalos grande (3 oitavas ou mais), e ensina a você como o seu corpo que que você faça a pressão para aumentar ainda mais o seu alcance.

Semana 9:
3 minutos e meio, 1 vez ao dia + uma sessão de 40 repetições do levantamento.

Semana 10:
4 minutos, 1 vez ao dia + 1 sessão de 60 repetições do levantamento.

Após terminar este período de treino, basta 1 sessão de 4 minutos, uma vez na semana (segunda, por exemplo), e uma de 60 repetições (na quinta, por exemplo). Assim, você manterá a sua força adquirida neste período, e não correrá mais perigo de estressar demais os lábios

Saiba mais:
Livro - http://www.bbtrumpet.com/chop.html
Forums:
http://tpin.okcu.edu/pipermail/tpin/2009-June/071902.html
http://www.trumpetherald.com/forum/viewtopic.php?t=18181&highlight=&sid=1bfeca54f6554fb33ce3d88d6afe01bf
http://trumpetherald.com/forum/viewtopic.php?p=161070&sid=660da819c7aa0f83ee217946d993ad22

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Olá! Achei interessante o exercício, porém fiquei com uma dúvida. Nas séries iniciais devo manter o lápis erguido por um minuto ou levantar e abaixar por um minuto?

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  3. Quando Fazer O Exercicio Preciso Tocar ?

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  4. Valeu pela dica, meu desempenho no trompete melhorou com esse exercicio, nao tenho mais tanta dificuldade com notas agudas!

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