8 de maio de 2011

Exercício do lápis

Então, vou explicar para vocês o exercício do lápis, e uma rotina para fazê-lo sem danificar a musculatura dos lábios (sim, há o risco de isso acontecer, por isso, NÃO EXCEDA o tempo de exercício, e se sentir que este ritmo de evolução é demais para você, vá mais lentamente), pois caso ocorra, será necessário alguns dias sem tocar, e isso não é o que queremos, certo?
Leia TUDO antes de começar a fazer, ok?

-O que é?
É um exercício muscular, parte dos exercícios conhecidos como 'isométricos'. Ele tem por finalidade dar força e controle muscular. Ponto.
Não irá fazer você tocar bem, mas irá ajudar no desenvolvimento dos músculos que você utiliza para tocar trompete.

-Como fazer?
Aqui vai uma explicação não-tão-detalhada quanto no livro Chops Builder, indicado abaixo (que contém algumas fotos e tudo o mais). Mas dá para entender.
Coloque um lápis entre seus lábios, o lado não apontado na boca. Os dentes permanecem fechados, de forma que não ajudam a segurar o lápis, pois ele irá ter contato apenas com os lábios. Empurre o lábio inferior em direção ao superior, até que o lápis fique de 10 a 20º elevado a mais do que se estivesse completamente na horizontal. Caso, para levantar o lápis, seja necessário deixar o lábio inferior um pouco mais à frente, não há problema. Neste caso, vale lembrar que talvez você se beneficie de utilizar essa postura para sua embocadura também. NÃO mova a mandíbula/maxilar para realizar o exercício.
A sensação que irá ter fazendo este exercício, deverá ser a mesma quando estiver tocando os agudos.

Confira no vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=_INaCr8rd-E

-Progressão/'Evolução'
Alguma pessoas conseguem fazer o exercício diariamente. Outras, podem ficar com fadiga muscular. Se você notar que está ficando cansado, faça o exercício dia sim, dia não. Isto irá ajudar a seus músculos se recuperarem do esforço. Também, se perceber que ainda não está pronto para pular para a próxima etapa, repita a semana, até estar preparado.
Comece com um lápis mais curto, cerca de 1/3 do comprimento total.
Os exercícios são feitos apenas nos dias 1 a 6 da semana. Utilize o último para apenas descansar (pode tocar, mas não faça exercícios musculares, como este). Neste dia, também evite longos ensaios e estudos. Faça notas longas, pedais, coisas que relaxem a sua musculatura, ao invés de tensionar. Dormir bem também é importante, pois ajudará na recuperação muscular.

Semana 1:
Realize o exercício durante 1 minuto, duas vezes ao dia. De preferência, uma logo pela manhã, a tempo de descansar para a sua rotina de estudos, e pela noite, antes de deitar. Caso 1 minuto, com o lápis curto seja cansativo, faça apenas 30 segundos durante uma semana preparatória, para então tentar começar esta rotina.

Semana 2:
Faça o exercício com duração de 1 minuto e meio. Total diário de 3 minutos.

Semana 3:
2 vezes de 2 minutos. Total de 4 minutos.

Semana 4:
A partir de agora utilize um lápis inteiro, ou, com cerca de 2/3 do tamanho. Se achar muito ainda, pode diminuir ainda um pouco mais. Neste caso, ao chegar ao final, volte à semana 4, com um lápis com o comprimento mais próximo do total. Lembre-se também de reservar o 7o dia da semana para descansar.
Seu lápis NÃO deve em momento algum ficar para baixo. Sempre um pouco mais elevado do que paralelo ao chão. Caso não esteja conseguindo, então o exercício não está te ajudando.

Um minuto, duas vezes ao dia, total de 2 minutos por dia.

Semana 5:
Um minuto e meio, 2 vezes ao dia. Total de 3 minutos

Semana 6:
2 vezes de 2 minutos. Total de 4 minutos.

Semana 7:
2 vezes de 2 minutos e meio. Total de 5 minutos.

Semana 8:
1 vez de 3 minutos + uma sessão de 'levantamento de lápis', levantando de abaixando o lápis (até a horizontal) 20 vezes.
Este exercício ajuda a ganhar controle sobre intervalos grande (3 oitavas ou mais), e ensina a você como o seu corpo que que você faça a pressão para aumentar ainda mais o seu alcance.

Semana 9:
3 minutos e meio, 1 vez ao dia + uma sessão de 40 repetições do levantamento.

Semana 10:
4 minutos, 1 vez ao dia + 1 sessão de 60 repetições do levantamento.

Após terminar este período de treino, basta 1 sessão de 4 minutos, uma vez na semana (segunda, por exemplo), e uma de 60 repetições (na quinta, por exemplo). Assim, você manterá a sua força adquirida neste período, e não correrá mais perigo de estressar demais os lábios

Saiba mais:
Livro - http://www.bbtrumpet.com/chop.html
Forums:
http://tpin.okcu.edu/pipermail/tpin/2009-June/071902.html
http://www.trumpetherald.com/forum/viewtopic.php?t=18181&highlight=&sid=1bfeca54f6554fb33ce3d88d6afe01bf
http://trumpetherald.com/forum/viewtopic.php?p=161070&sid=660da819c7aa0f83ee217946d993ad22

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Achei interessante o exercício, porém fiquei com uma dúvida. Nas séries iniciais devo manter o lápis erguido por um minuto ou levantar e abaixar por um minuto?

    ResponderExcluir
  3. Quando Fazer O Exercicio Preciso Tocar ?

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela dica, meu desempenho no trompete melhorou com esse exercicio, nao tenho mais tanta dificuldade com notas agudas!

    ResponderExcluir
  5. eu estou com dificuldade para firmar o ar logo ele acaba tem algum axercicios para melhorar?estou começando agora.pode ser isso tambem ne? mais tudo que eu vi nessas espricaçoes aprendi muita coisa.obrigado pela aforça.

    ResponderExcluir
  6. Precisa fazer exercícios de respiração
    Ajuda muida
    Respiração através do diafragma

    ResponderExcluir
  7. Não estou conseguindo.tocar 3 musicas minha embocadura fica falhando oq devo fazer para melhorar???????

    ResponderExcluir

AddThis