5 de junho de 2013

Livro - A Ciência Hindu-Yogue da Respiração

A respiração é um assunto que já foi tratado algumas vezes no começo deste blog, e pode ser uma boa voltar ao assunto.
Muitas vezes, nos concentramos em exercícios de flexibilidade, alcance, resistência, e nos esquecemos do ar e da respiração. TODA rotina de estudos deve possuir algum exercício específico para melhorar ou manter nossos pulmões em dia. É claro que exercitamos nossa respiração ao tocar estudos e música difíceis, mas na maior parte dos casos, isto não é o suficiente.
Para os iniciantes, é de extrema ajuda aumentar a capacidade pulmonar, bem como obter maior controle da sua respiração. A projeção e qualidade do som irá melhorar muito, bem como a afinação. O cansaço também será bem menos.
Para os que estão tentando alcançar um nível profissional, os exercícios ajudarão a melhorar seu alcance e resistência.
A Yoga (ou Ioga) trata muito bem deste assunto, pois o alongamento e abertura da região do tórax é frequente durante as práticas. Além disso, uma boa prática de yoga sempre possui exercícios de respiração no seu início. Muitos exercícios podem ser feitos enquanto se caminha, dirige, anda de ônibus, assiste TV. Ou seja, não há desculpa para não fazer ao menos um exercício de respiração durante o dia.

Abaixo, um trecho do livro A Ciência Hindu-Yogue da Respiração, recomendado por Maynard Ferguson, que fala sobre a Respiração Purificadora:
Os yogis têm uma forma de respirar que praticam quando sentem necessidade de ventilar e limpar os pulmões. Terminam muitos dos seus outros exercícios respiratórios com aquela respiração; e, como já dissemos, seguiremos a mesma prática nesse livro. Essa respiração purificadora ventila e limpa os pulmões, estimula as células, tonifica os órgãos respiratórios e contribui para manter um bom estado de saúde, refrescando, além disso, todo o sistema. Oradores, cantores, etc., acharão esta respiração de grande valor para repuso dos órgãos respiratórios fatigados. Ei-la:
  1. Inalar uma respiração completa; 
  2. Reter o ar alguns segundos; 
  3. Pôr os lábios em atitude de assoviar (mas sem inchar as bochechas) e exalar com vigor considerável um pouco de ar pela abertura formada pela boca. Reter um momento ainda o ar armazenado e depois exalá-lo em pequenas porções até que se exale completamente.
Não esquecer nunca que, ao exalar o ar, deverá fazê-lo com o maior vigor possível. Observar-se-á que essa respiração é muito reparadora, quando se está cansado ou aniquilado pela fadiga e um simples ensaio convencerá o estudante da sua eficácia. Como esse exercício é empregado ao terminar muitos outros que apresentamos nessa obra, deve ele ser perfeitamente compreendido e praticado até poder realizar-se com facilidade e naturalidade.
Alguns trechos desse livro podem ser visto no Google Books.

O livro A Ciência Hindu-Yogue da Respiração pode ser comprado na Livraria Cultura por apenas 16 reais.

Capa do livro Ciência Hindu-Yogue da Respiração, por Yogue Ramacháraca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis